Comemorar é bom! Melhor quando muitos comemoram juntos, 🙂 e algumas datas recebem adesão em massa, o ano novo é uma dessas, 🙂 o que a torna especial certamente.
A virada do ano que ocorreu há alguns dias e o ano novo Chinês que se aproxima me fizeram pensar no tema, na comemoração, no novo e no ano em si.
Para mim o ano termina na véspera de meu aniversário, pelo menos eu entendo que eu terminei o ano, embora eu não tenha comemorado muito a data nos últimos anos ela é importante pra mim, não como pensam alguns por ser meu aniversário 🙂 mas por simbolizar o fim e o começo de ciclos, em que avalio o quanto aprendi, o quanto evolui nos aspectos que considero importantes, é nessa data que repenso as metas, os desejos e as prioridades.
Talvez esse monte de tarefas que me imponho nas proximidades do meu aniversário que me levam a não comemorar o mesmo, 🙂 digamos que a cabeça está cheia de coisas pra pensar, ponderar, decidir, a festa em si se torna secundária, 🙂 quando percebo a data passou e nem fiz nada, mas fico muito feliz com todos que lembram, afinal tenho meu lado vaidoso.
Como nasci no início de agosto, quando chega o final do ano oficial, entretanto, eu já caminhei um terço do percurso planejado, algumas coisas ja resolvi, outras empacaram e tem até aquelas metas que já estão pedindo revisão, de fato não sinto como se um novo ano estivesse por começar, parece mais como se o meio do ano se aproximasse.
Eu quase sempre uso a época pra filosofar, uso de ferramentas que me agradam, aproveito os feriados para esfriar a cabeça o mais que posso e tento encontrar caminhos mais interessantes dos que estou seguindo, isso tem funcionado bem nos últimos anos, assim me alinho ao pensamento de algo novo que se apresenta no ar.
Aliás “o novo” fascina a muitos, sempre vinculado a algo bom, que renove aquele incomodo de algo que parece não andar mais como queremos, que nos alimenta de esperança para continuar a luta pelo que sonhamos, enfim, energia renovada, 🙂 mas sem ser pessimista, se bobearmos essa energia sofre golpes duros logo nos primeiros dias de realidade, pouco muda realmente, 🙂
Agora com a proximidade do Ano Novo Chinês me pego pensando em renovação, gosto da data, o motivo não entendo, mas acho essa data mais realista para essa terra que adoro, o Brasil. Está no fim de janeiro ou começo de fevereiro geralmente, perto do carnaval, 🙂 quando parece que tudo acelera por aqui, antes dele as coisas andam, não são assim paradas como dizem, mas tem um ritmo diferente, vitima de uma fama que no meu caso nunca se confirmou.
Eu não entendo como o ano Chinês é calculado, mas confesso que tudo que estudei até hoje sobre China mostra muita racionalidade, um pragmatismo que impressiona, então acredito que esse cálculo seja mais racional e lógico que a data comemorada no ocidente.
Neste período também me ponho a repensar as coisas, como faço no aniversário, talvez porque se aproxime a metade do meu ano e é saudável rever as metas, prazos e conquistas quando estamos na metade do caminho, pelo menos.
Mas as datas pouco importam, claro, temos mais uma festa, repleta de boa comida e alegria, onde podemos encontrar amigos, passar bons momentos, mas a importância de todas essas datas, aniversário, ano novo, ano novo chinês comemorado aqui do outro lado do mundo e até algumas festas religiosas como a Páscoa, está no fato que elas nos trazem a esperança do novo, nos renovam!
Ah, pulei o carnaval de propósito, 🙂 adoro a festa, mas de certa forma ele parece ser cada vez mais apenas uma festa, perdeu todo o sentido e se tornou algo superficial, nada contra (nem a favor), não se sinta ofendido se gosta de carnaval, ok? Mas eu preciso de algum sentido nas coisas, esse me ajuda a me comprometer com elas de alguma forma.
Nesse pensamento também se encaixam outras festas, mas vou deixar isso pra falar no futuro, 🙂 se não vão vou mexer demais nos egos de alguns e não quero isso.
Mas aproveito que me empolguei hoje pra postar e desejar que a renovação seja plena, a próxima vez que socialmente nos lembraremos dessa necessidade de trazer o novo de novo ocorrerá no fim da quaresma, :), até lá a energia que acumulou, ou acumular no proximo fim de semana terá que se sustentar, 🙂
Boa semana a todos.
Omar