Travessia da Serra Negra em Itatiaia - RJ

Leaflet | Data © OpenStreetMap contributors, Maps © Hike & Bike Map contributors, CC-BY-SA, Imagery © Mapbox

Me surpreendi com um parque aparentemente melhor cuidado, mais organizado e a estradinha de acesso também em condições melhores, parece que as autoridades estão mais dispostas a apoiar o ecoturismo, não sei dizer as condições dos abrigos que conhecia, como Rebouças, mas ver que já melhorou foi bom.
Dessa vez o grupo era pequeno, somente 3 pessoas comigo, todos muito motivados para os quase 32km que nos esperavam e como tudo na Mantiqueira muitas subidas, muitas descidas e raramente contornando os morros.
A trilha é bela, boa parte dela em meio a floresta o que torna bem agradável a caminhada, além disso pernoitaríamos em uma pousada, com toda comodidade que isso traz.
Mesmo com previsão de frio as mochilas não estavam muito pesadas, a trilha tem água abundante e está bem sinalizada (pelo menos quando a fizemos, me surpreendeu positivamente).
Mesmo com tudo a nosso favor, foi cansativo 😃  o primeiro dia acabou um pouco longo demais pra curtir, um certo momento encontrar o ponto de destino era o mais desejado, talvez se um dia eu resolva fazer essa trilha novamente iria acampando, e faria em 3 dias.
Chegamos na pousada no fim da tarde, o frio já surgia com vontade e o banho se tronou um desafio, 😃  aos curiosos digo que o banho pretendia ser quente, talvez chegar mais cedo fosse recomendado 😃.
Na pousada pouca gente, mas enquanto jantávamos nos ofereceram apoio para o segundo dia, uma mula para as mochilas, aceitamos e isso tornou o segundo dia bastante tranquilo, um passeio praticamente, mesmo com mais paradas para aproveitar lugares interessantes que passávamos chegamos a tempo de almoçar no final da trilha, foi divertido.